quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

O Que significa a rosa de Lutero?


Este é o símbolo mais famoso que identifica os luteranos, o motivo é simples: ele resume em uma imagem o conteúdo da fé que professamos.

O Significado do símbolo vem do próprio Lutero numa carta a Lazarus Spengler em 8/7/1530, que aqui transcrevemos: 

Graça e paz em Cristo!

Honrado Senhor e respeitável amigo:

Como você deseja saber se o meu selo é correto, dar-lhe-ei mostras de minhas primeiras ideias, pela associação de ouro que tentei gravar em meu selo, com expressão de minha teologia.

O primeiro símbolo teria de ser uma cruz (negra) dentro de um coração, com sua cor natural, para me fazer lembrar que a fé no Cristo crucificado nos salva. “Porque com o coração se crê para a justiça”. Pois ainda que a cruz é preta, mortificadora, e visando causar dor, mas sem modificar a cor do coração, não corrompe a natureza, isto é, não mata, mas conserva a vida. “Porque o justo viverá por fé”, mas pela fé no Salvador.

Este coração repousa sobre o centro de uma rosa branca, para indicar que a fé produz alegria, consolação e paz, não como o mundo oferece paz e alegria. Por esta razão a rosa é branca, e não vermelha, porque o branco é a cor de todos os anjos e espíritos santificados.

Esta rosa, por sua vez está afixada sobre um fundo azul celeste, denotando que tal alegria de fé em espírito é apenas um indício ardente dos prazeres celestiais que nos aguardam, como se antecipam e se sustentam através da esperança, embora ainda não revelados.


Ao redor deste fundo azul está um anel dourado, que significa que tal felicidade no céu não terá fim, e é mais preciosa que todas as alegrias e tesouros, uma vez que o ouro é melhor e mais precioso dos metais.

Cristo, nosso querido Senhor esteja com seu espírito até a vida eterna.


Amém.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

25 de dezembro: é o dia certo para o Natal


Todos os anos nós cristãos somos inundados com alegações de que o dia 25 de dezembro não é o dia certo para o Natal, que o cristianismo aderiu a datas de festas pagãs, que todo o calendário da igreja era um esquema de marketing para puxar os pagãos para diferentes celebrações e convertê-los. Porém tudo isto está longe da realidade.

O dia 25 de dezembro é uma data muito precisa para celebrar o nascimento de Cristo. Os cristãos celebraram inicialmente o nascimento de Jesus na páscoa. Isto se originou de uma prática da igreja primitiva de reconhecer a data da morte de um santo como a mesma data de seu nascimento. Os antigos pareciam gostar da simetria.

Quando o cristianismo começou a reconhecer o nascimento de Cristo como um dia próprio, a data em dezembro apareceu muito rapidamente. Hipólito de Roma defendeu o 25 de dezembro, por volta do ano 200 d.C. São João Crisóstomo parece ter encerrado a discussão, declarando o dia 25 de dezembro como a data certa, em torno do ano 300 d.C.


Há uma quantidade razoável de dados que sustentam esta data:

Zacarias estava servindo no templo com seus parentes. Eles estavam servindo no 8º mês do ano judaico. Nissan, o 1º mês, cai entre março e abril. O 8º mês cai entre meados de outubro e meados de novembro.


Agora, enquanto estava servindo como sacerdote perante Deus, durante este intervalo de meses, de acordo com o costume do sacerdócio, Zacarias foi escolhido por sorteio para entrar no templo do Senhor e queimar incenso... E quando terminou seu tempo de serviço, foi para sua casa. Depois desses dias sua esposa Isabel concebeu, e durante cinco meses ela se manteve escondida, dizendo: "Assim o Senhor fez por mim, nos dias em que me olhou, para tirar minha reprovação entre as pessoas". (Lucas 1:8-9, 23-25)



Depois desses dias, Isabel concebeu. Devemos entender uma data anterior a novembro, dentro da dita janela, como os pais da igreja o fizeram. Assim, Isabel concebeu por volta do dia 25 de outubro. No sexto mês de gravidez encontramos isso no texto:



E o anjo lhe respondeu: "(...) E eis que sua parente Isabel na sua velhice também concebeu um filho, e este é o sexto mês com ela que foi chamada estéril. Pois nada será impossível com Deus". E Maria disse: "Eis que eu sou a serva do Senhor; que seja para mim segundo a tua palavra". E o anjo se afastou dela. Naqueles dias, Maria levantou-se e foi com pressa para a região montanhosa, para uma cidade em Judá, e entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. (Lc 1,35-40)

Maria concebe, portanto, por volta do dia 25 de março. Depois ela visita Isabel, que está no sexto mês. João Batista nascerá por volta do dia 25 de junho. Mais seis meses e chegamos no evento do nascimento de Jesus.

O nascimento de Jesus em 25 de dezembro é uma estimativa completamente razoável. A seleção dos primeiros cristãos da data do nascimento de Jesus parece ter sido influenciada principalmente pelas escrituras e por matemática simples. Agora, a data pode não ser totalmente precisa. Há cerca de 30 dias de espaço de manobra no início do cálculo. Mas, o dia 25 de dezembro é a época certa do ano. Está pelo menos muito próximo do dia certo, se não exatamente correto, o que também é possível.

Mais importante que a data é lembrarmos que aquele bebê é o grande Eu Sou, O mesmo Deus que deu a vida a Maria, nasceu de seu ventre por nós e para a nossa salvação.