quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

A diferença entre o pecado mortal e venial



Esta postagem tem um caráter histórico significativo, em especial se considerado que nas teses de Walther, a tese 19 discorre sobre o mesmo tema algumas centenas de anos mais tarde.
O texto a seguir, não é meu, é de Martin Chemnitz, escrito ha cerca de 450 anos, mas posso dizer sim, que minha é a tradução do texto, com base em sua edição em Latim. O tópico faz parte de uma obra chamada Enchirídion (inquérito, em pt), escrita específicamente para o trabalho de avaliar a doutrina e os ensimanentos dos ministros por seus superintendentes. Então aqui temos, em parte, um documento oficial, encomendado por Lutero, escrito por Chemnitz que serviu efetivamente para nortear o ensino bíblico nas igrejas. O Documento, como um todo, cobre vários pontos, alguns são específicos para diferenciar a Igreja Católica Alemã (que viria a ser a Igreja Luterana anos mais tarde) da Igreja Católica Romana, outros, como é o caso deste capítulo, é em resposta ao pensamento dos reformadores de genebra. Então, segue-se o texto, traduzido em sua integridade deste capítulo.


1. Os restos do pecado existem e permanecem no renascido nesta vida? 

Eles, por todos os meios, são e permanecem. Porque, embora os renascidos sejam governados pelo Espírito Santo, eles reclamam que nada de bom habita em sua carne; de fato, também quando eles querem fazer o bem, o mal está ligado a ele (Rm 7:18, 21), e que a carne luta contra o Espírito (Gl 5:17). E mesmo quando são santos e servem a Deus e não têm consciência de nenhum mal, ainda assim confessam que são pecadores. 1 Co 4: 4; Salmos 32: 6; 130: 3; 143: 3. De fato, aquele que não reconhece e confessa isso, mas diz que não tem pecado, engana a si mesmo. 1 João 1: 8. Portanto, todos os santos têm necessidade nesta vida diariamente de repetir isso: Pai, perdoe-nos nossos pecados. 



1. Então Davi, tendo cometido adultério, é justo e santo, e ele permanece assim? 

De jeito nenhum. Pois as Escrituras distinguem pecados, ou seja, nos santos ou renascidos, existem alguns pecados pelos quais eles não são condenados, mas ao mesmo tempo mantêm a fé, o Espírito Santo, a graça e o perdão dos pecados. Rm 7: 23-8: 1; 1 Jo 1:8-9; Salmos 32:1. Mas as Escrituras testificam que também existem outros pecados nos quais os reconciliados, quando caem, perdem a fé, o Espírito Santo, a graça de Deus e a vida eterna, e se sujeitam à ira divina e à morte eterna, a menos que novamente, eles sejam reconciliados com Deus pela fé. Rm 8:13; 1 Co 6:10; Gl 5:21; Ef 5: 5; Cl 3:6; 1 Jo 3:6, 8; 1 Tm 1:19; 2 Pe 1:9. E a distinção útil entre pecado mortal e venial é extraída dessa base. Paulo fala de pecado governando contra a consciência ou com a consciência repudiada, e pecado que de fato habita na carne, mas não governa. 1 Tm 1:19; Rm 6:12, 14; 7:17. 



2. Qual é o uso de reter e sinceramente inculcar essa diferença entre o pecado mortal e venial na igreja? 

I. Para que possamos aprender a reconhecer e sinceramente evitar pecados mortais. 
II. Se somos apanhados nesse tipo de pecado, não perseveramos obstinadamente e continuamos neles impenitentemente. 
III. Que tentemos ao máximo restringir e controlar o pecado que habita em nós, para que não se torne mortal. Pois, quando essa distinção é negligenciada ou não é entendida e usada corretamente, os cristãos também frequentemente caem em segurança e impenitência. Portanto, os pastores devem ser lembrados e treinados nos exames, não apenas para listar os 7 pecados mortais (ou capitais), mas também para poder indicar aos seus ouvintes, em cada Mandamento, quais pecados são mortais, que veniais. 
IV. Que definições do que é pecado venial, e pecado mortal, sejam buscadas no exame de Felipe Melanchthon e, para fins de declaração, sejam acrescentadas a essas perguntas. 



3. É, então, o pecado original, que ainda permanece no renascer nesta vida, em si mesmo um pecado tão leve pouco, ou, por assim dizer, peccadillo, que Deus não pode nem quer ficar com raiva contra ele? 

Todos os pecados não são iguais; alguns são mais graves e maiores que outros (Jo 19:11; Mt 11:22; Lc 12: 47-48); todavia, se alguém julga de acordo com o sentido da lei divina, nenhum pecado em si e por sua própria natureza merece perdão; isto é, nenhum é tão pequeno e insignificante, mas que o torna sujeito à ira divina e digno de condenação eterna se Deus entrar em julgamento com ele. Dt 27:26; Gl 3:10; Tg 2:10. Este erro referente ao menor mandamento da lei divina é condenado por Cristo nos fariseus. Mt 5:19. Paulo lamenta também que o pecado ainda habite em sua carne. Rm 7:24; Gl 5:17. 



4. Alguns pecados são tão grandes e horríveis que não podem ser perdoados no Evangelho àqueles que se arrependem e acreditam em Cristo? 

Não. Cristo fez satisfação por todos os pecados. 1 Jo 2:2. Ele quer salvar também os maiores pecadores. 1 Tm 1:15. Ele ordenou o arrependimento e a remissão de pecados a serem pregados em seu nome a todos os pecadores. Jo 20:23; Mt 9:13; Lkc15:7; 24:47. Graça abunda mais do que pecado. Rm 5:20. 





5. Agora, então, uma vez que é claro que nenhum pecado em si merece perdão, da mesma forma que nenhum pecado é tão horrível que não pode ser perdoado, por que, então, são alguns pecados no renascido são chamados veniais, alguns mortais? 

Isso deve ser bem e cuidadosamente explicado, para que cada cristão possa saber e determinar se ele está vivendo em pecado mortal ou venial. A explicação consiste essencialmente nisso: todo mundo se examina se tem ou não verdadeiro arrependimento e fé. Rm 2: 4-5; Jr 5: 3; 2 Co 13: 5. O pecado original, que ainda habita na carne dos renascidos, não é ocioso, mas é a lei inquieta do pecado em nossos membros, sedutora, tentadora, levando ao pecado com várias sugestões e concupiscências malignas. Tg 1:14; Rm 7: 8; Gl 5:17. Visto que, então, quem renasce não se deleita com esse tipo de luxúria carnal, e nem é liderado por eles nem os segue, mas sinceramente os reprime e crucifica como pecados e os mortifica através do Espírito, para que não governem ou seja realizado (Romanos 6:12; 7:15; 8:13; Gl 5:24), isso é um sinal muito certo de verdadeiro e sincero arrependimento. E quando os renascidos rezam para que Deus não lhes impute essas fraquezas, mas perdoe por causa de Cristo, e ao mesmo tempo crêem e confiam que Cristo, como a verdadeira propiciação, cobriria, aos olhos de Deus, essa impureza deles com Sua inocência e obediência (Rm 4: 7; Sl 32: 1; 1 Jo 1: 7; 2:1-2), este também é um sinal seguro de fé verdadeira e justificadora. E onde a verdadeira fé, em sincero arrependimento, apreende Cristo no Evangelho, e confia nEle e é sustentada por Ele, não há condenação, mas a pura graça de Deus, o perdão dos pecados e a salvação eterna (Rm 8: 1; 1 Jo 1: 9; Sl 32: 2). Dessa maneira, existem e ocorrem esses pecados veniais no renascimento, pelos quais eles não são condenados, porque, como diz Agostinho, eles vivem sob a graça. 



6. Mas e se nos deliciarmos e nos deleitarmos com as desejos do mal e buscarmos ocasiões para dar-lhes rédea livre (Rm 6:12; Mq 2:1; Tg 1:15)? 

Então eles se tornam pecados mortais (Romanos 8:13; Tg 1:15), porque certamente não há espaço para o verdadeiro arrependimento e fé, onde as concupiscências da carne são servidas e controladas, para que entrem em ação. 1 Tm 1:19; 5:8; 2 Pe 1:9. É a natureza e o caráter particular da verdadeira fé que ela não busca cometer, continuar e amontoar pecados livremente, mas tem fome e sede da justiça que libera e livra dos pecados. Portanto, onde não há verdadeiro arrependimento, o Espírito Santo pronuncia uma sentença muito séria. Jr 5: 3,9; Rm 2: 5,9; Lc 13: 3; Ap 2: 5. E onde não há fé verdadeira, não há Cristo, nem o Espírito Santo, nem a graça de Deus, nem perdão dos pecados, nem salvação. Então o que? Sem dúvida a ira de Deus, a morte e a condenação eterna, a menos que os caídos se voltem para Deus novamente. Cl 3: 6; Ro 8:13. Como resultado disso, portanto, e por esse motivo os pecados mortais ocorrem no renascido quando o arrependimento, a fé, Cristo e o Espírito Santo são expulsos e perdidos. 



7. Como, então, se deve lidar com aqueles que caíram neste tipo de pecado? 

Seus pecados não devem ser disfarçados pelo silêncio, camuflados, desculpados ou defendidos, mas solenemente e sinceramente censurados e repreendidos. Is 56:10; 58: 1; Ezequiel 13:10, 18; 2 Tm 4: 2; Tt 1:13: “Reprove-os bruscamente”, de tal maneira que o temível julgamento de Deus lhes seja ameaçado; 1 Co 6:10; Gl 5:21; Cl 3: 6; 1 Jo 3:15; Mt 11:21; 2 Pe 2:10. Pois aquele que considera essas pessoas como verdadeiros cristãos, e os encanta e deturpa, não apenas os engana miseravelmente, mas também se torna participante de sua condenação. Is 3:12; Jr 8:11; 23:17; Ez 3:18; 33:8. Agora, a pregação do arrependimento, repreendendo os pecados, é o instrumento e o meio pelo qual Deus quer levar os pecadores caídos de volta ao caminho e convertê-los. Jr 26: 2-3. Mas se o ímpio, negligenciando isso, persevera e continua em sua iniquidade, ele realmente perecerá, mas a palavra do ministro libertará sua alma. Ez 3:19. 



8. Mas e se os caídos se levantarem novamente pela graça de Deus e se arrependerem seriamente? 

Então eles são recebidos com alegria e são restaurados e apoiados com a declaração do perdão dos pecados. Jr 3:12; 18:8; Ez 18:21; 33:15; Mt 18:13, 27; Lc 15:7. Isto é o que os exemplos das Escrituras testemunham, por exemplo, Pedro, Davi, o pródigo, os coríntios e os Gálatas. E isso, de fato, não só sete vezes, mas setenta vezes sete vezes, Mt 18:22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário