quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Dormi sem orar! E agora?



Confesso, ontem tive um dia extremamente exaustivo de trabalho, cheguei em casa já tarde da noite, o corpo dolorido de cansaço, a mente exausta, querendo apenas descanso. Abro a geladeira em busca de algo rápido para comer: tinha salsicha, condimentos e pensei: cachorro quente será rápido de fazer! Preparei a salsicha, não tinha pão! Estava cansado demais, então, vai só a salsicha mesmo! O quesito fome estava atendido! Tirei o uniforme do trabalho, tomei um banho, vesti a primeira coisa que me veio à mão da gaveta e cai na cama! Nem lembrei de colocar o celular para carregar. E a oração? Nem passou pela minha cabeça!

Por hábito, mantenho um pequeno altar doméstico, um recanto de oração, em meu quarto ao lado da porta. Assim sempre que me levanto, antes de sair já paro ali para fazer a minha devoção da manhã, à noite, o interruptor da luz fica bem ao lado, então novamente, já paro por ali, faço o sinal da cruz, digo o Credo e o Pai Nosso, uma breve oração e vou dormir. Aliás, mais que um hábito que trago da infância e que tenho alegria em fazê-lo, é uma orientação presente no nosso catecismo sob o tópico: Orações Diárias. 

Hum, então fiz pouco caso de Deus? Desrespeitei uma regra da igreja? Pequei? Se eu tivesse morrido durante a noite, eu nem pedi perdão pelos pecados cometidos durante o dia! Será que vou arder no marmo do inferno por causa disto? 

A bem da verdade, como cristão, posso andar com a minha consciência absolutamente tranquila. O Evangelho não consiste na minha capacidade de pensar em Jesus, mas em confiar que ele não deixa de pensar em mim! Uma triste fraqueza humana esta de nos cansarmos a tal ponto que nem conseguimos nos focar naquilo que é importante! Sim, no final, minha necessidade corporal falou mais alto que a necessidade da alma. Como somos fracos! Como um dia de muito trabalho já basta para nos deixar desgastados! Mas ao mesmo tempo, como temos um salvador forte! “sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!” Salmo 121.4. 

Da mesma forma que um pai não deixa de pensar em seu filho, creio em Deus, pai todo-poderoso! Eu sei que mesmo tendo sido vencido pelo desgaste do dia e ido para a cama sem pedir perdão e “lembrar” Deus de que eu sou filho dele, ainda assim posso apagar a luz e me deitar com tranquilidade que não vai aparecer o capiroto de debaixo da cama para puxar o meu pé!
Bom, mas não pequei ao fazer pouco caso de Deus? Na verdade, não. Deixar de buscá-lo é pecado, mas fazer de Deus algo tão inacessível que ele não possa atender minhas necessidades pessoais, a menos que eu formalmente suplique por isto, também é desprezar a Deus! Deus não é apenas desprezado por quem o ignora, mas a cada momento em que penso que ele possa me largar. Eu posso dormir tranquilamente se me esqueço de pedir esta tranquilidade. Minha paz não está no fato de ter pedido por isto, mas no fato de ele, como um pai, vigiar o sono do filho indefeso.

Ao longo de minha caminhada, já ouvi muitos pregadores dizendo que se não pedirmos, Deus não nos dá! Temos que pedir tudo o que for possível e imaginável, aí, talvez, alguns desses pedidos sejam atendidos. Certamente quem assim pensa, ou não se lembra de ter recebido um presente surpresa de seu próprio pai, ou não entende o que significa chamarmos Deus de “Pai nosso, que estás no céu”. 

Eu faço pouco caso de Deus quando sistematicamente deixo de buscar a Palavra e os sacramentos que nutrem e alimentam a minha fé. Ai sim, me torno aquele filho que pensa em largar o pai num asilo. 
Deus compreende a nossa fraqueza, e com efeito, o simples fato do sono nos fragilizar tanto é motivo de lamentarmos não apenas o que fazemos por pensamentos, palavras e ações, mas pela própria limitação de nossa natureza que nos impede de contemplar a Deus como deveríamos. Mas uma vez que em nós esta fé, divinamente gerada, constantemente alimentada, está segura, então podemos dormir em paz! 

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5.1

Para cada vez que um "pregador" diz: você não tem porque não pediu!  Sua vida vai mal porque voce faltou no ultimo dia da campanha de oração! Voce não recebe a bênção porque não plantou! Bateu o carro porque não orou antes de sair de casa! Teve pesadelo a noite porque não pediu para Deus te dar bons sonhos!....
Não façamos de Deus uma repartição pública! Descansemos na fé de que nosso Deus e nosso salvador é Pai e nós, seus filhos temos paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário