sábado, 4 de abril de 2020

Livros Traduzidos e em tradução...


Esta postagem é um breve comentário de apresentação das obras que já foram publicadas e das que estão em processo de tradução.
Por que traduzir? Estas obras tem algo em comum: todas elas são peças que pessoalmente me ajudaram na caminhada de modo especial. Cada uma delas foi lida por um motivo, e ele é bem pessoal! Havia uma carência em algum ponto que estes livros supriram. Então, de modo simples, eles me ajudaram. O sengundo ponto, é que muitos livros fazem parte desta caminhada, mas estes são os que chamaria de "livros de cabeceira", aqueles que eu pretendo sempre voltar, consultar denovo e denovo. O terceiro motivo é: Certamente podemos aprender com a mera leitura, mas certamente, ler cuidadosamente, criar uma lista de verbetes que o autor utiliza e como ele os utiliza em suas obras, entender o que o caracteriza linguísticamente, literariamente, buscar entender todo o Sits im leben que leva o autor a escrever suas obras, e por fim, iniciar um processo de examinar cada frase e transportar toda esta informação para o português, certamente é a forma como estes livros marcaram um aprendizado valioso, poder ler cada um com os olhos do autor me foi um processo instigante. Por fim, por que não publicar? Certamente, disponibilizar obras desta relevância para todos que falam o português é uma forma de desejar: Assim como estes me abençoaram, que possam abençoar a outros tantos!


Confutatio Pontificia 

O que é: É um documento católico, escrito por John Eck para enfrentar a doutrina luterana, é importante pois quando Melanchton escreveu a famosa “Confissão de Ausburgo” contendo os pontos específicos que nós, enquanto luteranos discordávamos das práticas de Roma, Eck, na função de núncio papal, ou seja, um enviado do papa, escreveu esta confutação para analisar ponto por ponto se a igreja concorda ou não com cada um. Depois disso, Melanchton escreve um outro documento, a “Apologia da Confissão de Ausburgo”, justamente respondendo ao que foi afirmado nesta Confutação, portanto, sem este texto, é muito difícil entender a própria Apologia, que é também um documento que guardamos como confessional e legítima exposição da doutrina bíblica 


Número de páginas 97 
Edição 1 (2019) 
Formato A5 (148x210) 
Coloração Preto e branco 
Tipo de papel Couche 150g 





De Coena Domini - A Ceia do Senhor 

O que é: logo no início da Reforma,visões diferentes surgiram sobre o significado e importância da Ceia do Senhor, não por causa da sua prática, mas a grande discussão era sobre a pessoa de Cristo, se o homem-Deus estaria ou não presente em sua celebração, e isto não é matéria secundária, mas reflete diretamente sobre como se dá a própria salvação. Nos dias de Lutero, um debate para resolver as controvérsias foi marcado, mas sem sucesso, cada reformador tinha um linguajar próprio, o que fazia que termos iguais fossem entendidos de modo diferente. Foi somente nos dias de Chemnits que um livro desta importância poderia ser escrito, Roma já havia definido claramente seus termos sobre o tema no Concílio de Trento, Os reformadores de Genebra: Zwínglio e Calvino tinham obras em que explicavam bem como entendiam, então coube a Chemnitz, nesta obra, analisar cada uma destas vertentes, comparar com o texto bíblico e explicar a questão de modo definitivo e claro 

Número de páginas 554 
Edição 2 (2019) 
Formato A5 (148x210) 
Coloração Preto e branco 
Tipo de papel Polen 






Enchiridion- As doutrinas fundamentais do Ministério, Palavra e Sacramento: 

O que é: este é um pequeno livro para tirar dúvidas frequentes. No passado ele foi material para avaliar os pastores, também foi material de estudo preparatório para o concílio ordinatório (para se ordenar pastores), hoje ele é um pequeno tesouro que coloca em linguagem clara e de modo bem objetivo respostas à dúvidas que frequentemente temos sobre os mais diversos tópicos, indicado para leigos e pastores também! 

Número de páginas 374 
Edição 1 (2020) 
Formato A5 (148x210) 
Coloração Preto e branco 
Tipo de papel Polen 




Escritos Selecionados – Ortodoxia e Unidade da fé: 

O que é: dois temas que levantam questionamentos. Se existe Ortodoxia (literalmente um caminho correto), isto implica que todos os demais caminhos estão errados. Quando Pieper fala em ortodoxia, ele não está dizendo do Cristianismo versus qualquer outra coisa, mas que dentro deste grande bloco, e de muitas visões diferentes, com todas as denominações à volta, ainda assim, é possível afirmar: existe um caminho de ortodoxia.
O segundo ponto é a unidade da fé: Se existe uma Igreja Ortodoxa, como andar em unidade com dos demais cristãos? Até que ponto podemos ser ecumênicos? Como fazer uma comunhão de igrejas ortodoxas? 

Número de páginas 166 
Edição 1 (2020) 
Formato A5 (148x210) 
Coloração Preto e branco 
Tipo de papel Offset 90g 


Dois Sermões sobre a Lei:

Teonomia, guarda do sábado, a igreja mudou os mandamentos, proibição de imagens, salvação por obedecer aos mandamentos... Quantos temas atuais que surgem quando se conversa sobre a Bíblia, mais especificamente, se o assunto for: Qual o papel das leis de Moisés, no Antigo Testamento para os cristãos hoje? Muitas vezes uma resposta clara faz falta. Ler Lutero não é apenas um conhecimento histórico, mas perceber que as respostas que procuramos hoje não são novas, e por isto mesmo, quase 500 anos depois destes escritos serem publicados, estamos aqui, lendo-os em bom e claro português, em termos bem objetivos e em linguagem acessível, trazendo respostas à questões com as quais hoje convivemos, como se Lutero escrevesse de próprio punho a cada um de nós, trazendo alívio a consciências perturbadas pelas dúvidas.


Edição 1 (2020) 
Formato A5 (148x210) 
Coloração Preto e branco 
Tipo de papel Offset 90g 


Locus III - O Espírito Santo:

O que é: Esta visão teológica é um comentário sobre os Loci Communes de Felipe Melanchthon pelo autor principal da Fórmula de Concórdia. Baseando-se na tradição luterana, Chemnitz explora todas as principais categorias teológicas, neste locus, o Espírito Santo é tratado, segundo seu conceito, seus atributos, uma argumentação contra as heresias e extensa pesquisa nos Pais da Igreja. Contém a transcrição completa dos ditos de Melanchton em seus Loci Communes no que tange ao tema deste locus na edição de 1525, também traduzido para o Portugues no corpo do texto.





Edição 1 (2020) 
Formato A5 (148x210) 
Coloração Preto e branco 
Tipo de papel Offset 90g 


Cristianismo Verdadeiro 

O que é: o venerável Johann Arndt tem uma obra difícil de classificar, para alguns, ele é o último dos escolásticos alemães, um pilar de ortodoxia, para outros, ele é o primeiro dos pietistas, aqueles que olhavam para a relação do indivíduo com Deus com destaque especial, ainda há quem o classifique como um místico: aquele que olha para o mistério e contempla a união do homem no corpo místico de Cristo. Seja como for, Arndt nos brinda com uma exposição firme de doutrina cristã, não como algo frio e distante, mas como esta doutrina é vivida e experimentada no viver prático de cada cristão, e ainda assim, ao fazê-lo, sua mística nos faz ler em sua obra cada um de nossos pecados, desnudado diante de Cristo, lamentar a miséria de nossa alma, a lei implacável é posta como uma pedra em nossos corações, para na sequência, Arndt nos transportar para o Evangelho puro de um Cristo de braços abertos que vive em nós e nós nEle, e nesta união temos a base para o agir na vida diária. 

**Obra ainda não publicada**

Nenhum comentário:

Postar um comentário