domingo, 18 de fevereiro de 2018

Sola Scriptura e Nuda Scriptura

NUDA SCRIPTURA: A ala radical da Reforma, os anabatistas holandeses e alemães do século 16, alguns puritanos congregacionalistas de origem americana do século 17 e especialmente os evangélicos fundamentalistas também americanos do começo do século 20 ressignificaram o princípio de Sola Scriptura, reiterpretando-o como Nuda Scriptura (Escritura desacompanhada). 

Essa posição, que se tornou muito comum entre os evangélicos da América Latina, difundiu a ideia de que a Escritura é total e completamente suficiente como única fonte de doutrina e prática cristãs e, assim, descartou o ensino da Tradição Cristã, rejeitando os credos, as confissões e mesmo contribuições precedentes de outras áreas do saber. Para esses, não há nenhuma autoridade, exceto a Bíblia. Assim, cada pessoa ou comunidade passou a ser livre para interpretar a Bíblia sem referência ao passado cristão. 

Essa posição, entretanto, deve ser rejeitada, pois abre as portas para o individualismo, o subjetivismo e ao caos teológico. Com seu sistema fechado, o princípio da Nuda Scriptura nega a interdisciplinaridade e faz da teologia, em rigor, uma impossibilidade. Para a corrente principal da Reforma, Sola Scriptura é o princípio no qual a Bíblia tem primazia, mas não ao custo do total abandono da Tradição Cristã e mesmo de contribuições de outras áreas do saber. Toda a "obra teológica [dos reformadores] pressupõe a autoridade da Escritura e da genuína Tradição da igreja, derivada da Escritura. O que a noção do Sola Scriptura afirma é que, quando houver desarmonia entre a Bíblia é a Tradição, a Bíblia tem prioridade.

 (...)

 Ou seja, a tradição tem um papel de confirmação, iluminação e apoio. Mas não podemos afirmar inovações doutrinárias quando essas não podem ser encontradas na Palavra de Deus ou contradizem o que é revelado nas Escrituras. A Escritura é a única regra infalível de fé e prática, a única fonte e norma de autoridade, a autoridade final para julgar a doutrina e a prática cristãs, mas não é o único recurso dos cristãos. 

Desse modo, como Kevin DeYoung disse, devemos estudar a Bíblia com a ajuda "de bons professores, recursos escolares e fórmulas doutrinárias testadas". Ele continua: "Devemos aprender com grandes mestres que vieram antes de nós. Devemos permanecer firmes sobre os credos ecumênicos da igreja. E, para aqueles de nós em Tradições Confessionais -, temos de nos comprometer a apoiar nossos padrões confessionais de forma séria, cuidadosa e com integridade." Portanto, para a Reforma, a Escritura é a " Norma Normans (Norma que rege) de todas as decisões de fé e vida; os credos e as confissões são a "Norma Normata"(a norma que é regida). 

Somente a Escritura é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só a Bíblia é o árbitro de todas as controvérsias. Ou seja, para os herdeiros da Reforma, não há nenhuma autoridade acima da Bíblia. 
~ Franklin Ferreira, Pilares da Fé, p. 66-69

2 comentários:

  1. É intereesante como os próprios protestantes reconhecem entre si que sua doutrina inicial, com o propósito de "reformar" a Igreja, levou a um dos maiores caos teológicos existentes. Há mais de 30 mil denominações diferentes, que existem justamente porque o princípio da Sola Scriptura foi aplicado.

    Ambas são irrelevantes, entretanto, pois nenhuma delas é ensinada na Bíblia. O próprio Jesus Cristo, após ascender aos céus, não nos deixou livros, mas sim 12 homens, que possuíam as Chaves do reino, para guardar o depósito da fé. Quando Jesus sobe aos céus, o que se encontra na Terra agora não é uma Bíblia, mas sim um MAGISTÉRIO. E precisamente por ser um Magistério é que esses homens poderiam ensinar oralmente (Tradição) e escrever o novo testamento (Escritura).

    Estes princípios são inconsistentes por todos os lados: biblicamente, tradicionalmente, historicamente, arqueologicamente... mas ainda assim tem gente que não quer perceber. Paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você acabou de ler o texto deixe de ser ignorante já foi explicado ambas posições lutero defendia sola scriptura e não a nuda scriptura e lutero não defendia a livre interpretação da escritura mas sim o livre exame a interpretação lutero sempre disse que pertencia a igreja unida em um só espirito e sola scriptura é ensinada em praticamente toda a bíblia mt 4:4 mat 5:18 jo 6:63 jo 17:17 e por ai vai e depois quando jesus ascendeu ao céus ele não deixou nada escrito mas ordenou que os apostolos segui-sem AS ESCRITURAS DO ANTIGO TESTAMENTO e as suas palavras e foi por meio dessas que eles pregaram e sobre tradição oral é ridicula sua argumentação tradição oral nada mais é que a transmissão oral dos ensinos de jesus que estão nas escrituras hoje mas que na época eram transmitidos oralmente e sola scriptura se prova biblicamente comojá demonstrei acima com alguns textos mas tem muito mais e tradicionalmente pois muitos pais da igreja as defendia

      Excluir