sexta-feira, 8 de junho de 2018

Jesus é Deus que envia o Espírito Santo



Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. João 16:13,14. 

Se Cristo é apenas um homem, como querem alguns dizer, como o Próprio Cristo diz então que o Espírito Santo receberia do que é dele e que o anunciaria? (Jo 16,14) O Espírito Santo não recebe o que quer que seja de homem algum, mas oferece ao homem; nem aprende de um homem, mas o instrui a respeito das realidades futuras. Logo, ou o Espírito Santo não recebe de Cristo o que anuncia, e Cristo, nesta passagem, engana e ilude ao dizer que o Espírito Santo receberia dele, um homem, o que anuncia, ou então não nos engana, e o Espírito recebe de Cristo o que anuncia. 

Porém, se de Cristo recebeu o que anuncia, Cristo não é tão somente um homem, mas Deus, não menor, porque também o Espírito Santo não receberia algo de Cristo se Cristo não fosse Deus. Cristo prova, com isso, que é Deus, porque o Espírito recebeu dele o que anuncia. Assim é de grande testemunho da divindade de Cristo, ao receber de Cristo o Espírito Santo, o que entrega aos outros, considerando que, se Cristo fosse apenas um homem, receberia do Espírito Santo o que teria de dizer, nunca o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário