terça-feira, 15 de maio de 2018

O Terço e a Devoção



Existe uma palavra que luteranos entendem muito bem “adiáforo”. Este termo derivado do grego e que literalmente quer dizer “indiferente”, para nós tem um uso bem específico. 

Quando falamos em liberdade cristã, temos uma posição extremamente escriturística. Um dos motes da Reforma protestante foi o “Sola Scriptura”, com isto entendemos que somente as Escrituras, dotadas da inspiração divina, é que podem nos agravar as consciências, nos dizer o que devemos e o que não devemos crer e viver. Entretanto, sobre muitos pontos, ela não prescreve algo taxativamente. Nestes quesitos, alguns irmãos de outras linhas teológicas criam seus próprios usos e costumes, como permitir ou não o uso de televisão, aceitar ou não o uso de maquiagem, calças, ou mesmo o que pode ou não ser usado como elemento de culto. 

Para nós, preferimos nos firmar naquilo que está escrito, e nos silenciamos onde o texto também silencia. Desta forma, sobre muitos aspectos temos “adiáforos”, coisas que não são essenciais para nossa salvação, mas também não representam nenhum perigo à nossa espiritualidade. 

Uma destas coisas compreendidas pela liberdade cristã está no uso do rosário. Talvez a prática que mais gere espanto da parte de alguns. Vocês rezam o terço igual os católicos? Esta é uma pergunta recorrente. De fato, é uma realidade pouco conhecida de muitos. Tenho de fato um grupo de amigos luteranos que fazem das orações do terço uma prática diária, assim como eu tenho feito, de igual modo, conheço pastores que não gostam desta prática. E como lidamos com isso? 

Com a maior naturalidade. Em ponto algum das Escrituras vemos uma ordem de que Cristãos devam fazer o uso de um terço, ou mesmo uma recomendação a não o usar. Entender que existe liberdade cristã, é entender que a mesma liberdade que tenho de escolher usá-lo em minhas devoções individuais, o outro tem de não o usar. Somente as escrituras tem a palavra final sobre todos nós. 

Lembro-me que quando criança, as devoções em família eram ponto de honra, todos deviam estar ali no horário combinado. Sabíamos que sem devoção não tem cama! Não importava o quanto estivéssemos cansados, ou mesmo que fosse tarde da noite, todas as noites estávamos lá, reunidos em família, havia algo cantado, leituras, como eu era criança, sempre o que foi lido era explicado e comentado, e então vinham as orações. 

Muitas vezes, tomado de sono, cansado, outras vezes de mau humor, não me sentia pronto para orar, palavras simplesmente não me vinham à boca. E então, as orações muitas vezes eram repetidas. 

Muitos podem dizer que isto não estava sendo de nenhum proveito, mas devo discordar, foram estas orações que não me deixaram esfriar na minha vida de oração, foram elas que me mantiveram quando não sabia o que dizer ou não tinha ânimo. 

Hoje sinto falta de ter minha mãe me chamando para a devoção, e esta proximidade da data do dia das mães faz esta falta doer mais fundo. São dias assim que me sinto completamente deprimido. Não tenho mais as explicações que me acompanharam, hoje, muitas vezes sou eu quem agora explica as passagens lidas. 

O que dizer diante do altar quando a lembrança apenas traz lágrimas aos olhos e não temos, ou não sabemos como ou o que dizer? Neste momento, me lembro das noites em que estava de mal humor, mas eu tinha uma oração para fazer, porque mesmo que minha mente e meu coração não estivessem no lugar, aquelas orações me guiaram como uma luz num lugar escuro. Então eu as repetia. 

Hoje, eu posso estar de pé em frente ao altar sozinho, não ter para quem explicar, ou quem me explique, posso não ter palavras para dizer o que estou sentindo, mas posso pegar aquele terço e a cada conta dizer Ἅγιος ὁ Θεός, Ἅγιος ἰσχυρός, Ἅγιος ἀθάνατος, ἐλέησον ἡμᾶς.”, Santo Deus, Santo forte, Santo Imortal, tem piedade de nós. E a cada vez que clamo, ter de Deus o renovo da esperança em seu Evangelho. 

O Terço é algo obrigatório? Não. Faz a pessoa mais santa? Não. É um amuleto contra o mal? Não. Mas se todos soubessem como ele nos carrega em momentos difíceis, tenho certeza que muitos mais também o usariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário