quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

3ª Antífona - Ó Raiz de Jessé


Ó, Raiz de Jessé, erguida como estandarte dos povos, em cuja presença a realeza ficará calada e a quem as nações invocarão; Vem nos libertar, não tardes jamais. 

O Radix Jesse, qui stas in signum populorum, super quem continebunt reges os suum, quem gentes deprecabuntur, veni ad liberandum nos, iam noli tardere. 

O título da antífona do dia vem de Isaías 11. O povo de Israel era infiel a Deus, indo após ídolos dos gentios. Deus já havia pesado seu juízo sobre o reino do Norte, Israel já não existia como um reino. Os Assírios reduziram tudo a escombros e terra desolada estava sem homens fortes para o trabalho. Isaías profetizou que isto também ocorreria na casa do sul, Judá. A Casa de Davi seria destruída. A profecia diz que a raiz desta árvore brotaria de novo. O Messias seria este novo ramo brotando da raiz de Jessé, o pai do Rei Davi. E o domínio estaria sobre seus ombros... eternamente. 

Isaías então troca a imagem. A raiz agora é um estandarte, um tipo de bandeira, para a qual os povos correriam. Antes da comunicação eletrônica, exércitos usavam trompas e estandartes para manter suas forças unidas e para enviar ordens para as unidades no fronte de batalha. Sons altos, explosões, armas em batalha, fumaça, tudo isto torna um ambiente de guerra desorientador. Quando os saldados perdiam a noção de onde deveriam estar, eles olhavam em volta para procurar o estandarte. Este era o caminho seguro para seguir. 

O messias seria, como nos diz Isaías, o estandarte para o qual o povo de Israel e os gentios de todas as nações olhariam. Ele ajuntará seu povo em paz. A Antífona do dia foca no poder absoluto do Messias sobre todos os reis. Ela o invoca para que nos livre da tirania dos homens sem demora. 

Quando o Messias tomou sobre si livrar o homem, ele nos libertou do diabo e do poder do pecado. Isto ele fez com o sacrifício de sua própria vida em nosso lugar. Quando Ele venceu o aguilhão da morte, abriu a todos os fiéis o reino Celeste. Quando ele vier novamente, ele completará sua obra de libertar os cativos, o pecado será extirpado e viveremos com ele eternamente, finalmente estaremos junto ao estandarte, à sombra do Onipotente. 

Oh vem, Rebento de Jessé, 
E aos filhos teus renova a fé; 
Que o diabo possam derrotar 
E sobre a morte triunfar! 

Dai glória a Deus! Emanuel 
Virá em breve, oh Israel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário