domingo, 23 de dezembro de 2018

7ª Antífona - Ó Emanuel


Ó Emanuel, nosso rei e Senhor, esperado das nações e seu Salvador, vinde e nos salvai, Ó Senhor nosso Deus 

O Emmanuel, our King and our Lord, the Anointed for the nations and their Savior, Come and save us, O Lord our God. 

Na maioria das religiões, deus é sempre algo distante. Para alguns, ele é um deus inatingível, que fez todas as coisas e deixou toda a obra nas mãos de duses menores e dos humanos para administraram como puderem. Nas tradições orientais, tudo é deus. O problema é que queremos pensar em nós como indivíduos.. outros são deístas como Thommas Jefferson e Benjamin Franklin, grandes homens da historia que viam deus como um relojoeiro, que criou o universo para funcionar perfeitamente, depois se afastou e deixou sua criação seguir seu curso. 

Esta última antífona do advento nos lembra que todas estas ideias estão erradas. A virgem concebeu e deu à luz a um filho, Emanuel, Deus Conosco (Isaías 7:14, Mateus 1:23). Esta criança, Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (isaías 9:6), nunca nos deixou. Muito pelo contrário, ele deixou seu trono e se tornou um de nós. Ele viveu cada dia como todos nós, exceto por não ter pecado. Ele viveu por nós, sofreu por nós, deu sua vida por nós, ressucitou por nós e a nós prometeu moradas eternas. Ele está conosco hoje. Suas palavras no final dos evangelhos “eis que estou convosco todos os dias” se cumpre a cada momento de nosso caminhar rumo aos céus. Não precisamos de um novo profeta para esta geração, não precisamos de um outro anúncio. Jesus, eternamente nosso rei, profeta e sacerdote está presente aqui e sua presença é absolutamente real. Deus Conosco é a antífona que faz todas as anteriores terem sentido. Nos últimos seis dias cristãos se dedicaram a refletir sobre um título messianico a cada dia, mas menhum deles teria sentido se este mesmo Deus não fizesse sua morada em nosso meio. 

Sem força para combater, 
teríamos perdido.
Por nós batalha e irá vencer 
quem Deus tem escolhido.
Quem é vencedor? 
Jesus Redentor,
O próprio Jeová, 
pois outro Deus não há;
triunfará na luta. 
(Castelo Forte, Hinário Luterano, estrofe 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário