quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

4ª Antífona - Ó Chave de Davi



Ó Chave de Davi, cetro da casa de Israel que abre e ninguém fecha, fechas e ninguém abre; vem liberar da prisão quem está em cativeiro, nas trevas e à sombra da morte.

O Clavis David, et sceptrum domus Israel, qui aperis, et nemo claudit; claudis, et nemo aperit,veni et educ vinctum de domo carceris, sedentem in tenebris, et umbra mortis.

Até mesmo em monarquias, os reis não podem governar sozinhos. Eles precisam de alguns oficiais que cuidarão das questões corriqueiras e limitam o acesso à presença do rei, de modo que o rei não perderá seu tempo em questões triviais ou em matérias que o tirem do foco de seus planos. Isaías anuncia o plano de Deus para um oficial. Ele tinha o símbolo da autoridade do rei, a Chave de Davi, de modo que ele poderia abrir portas que não poderiam ser trancadas novamente, ou poderia fechar as portas e ninguém teria o poder de abri-las. (Isaías 22:22)

Nas cartas as sete igrejas de Apocalipse, Jesus anuncia que ele tem as Chaves de Davi e o que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. (Ap 3:7) Muitos tentam colocar fardos para os cristãos, barrar o acesso ao Pai, bloquear o caminho deles para o céu e inventam muitas regras e preceitos para que alguém consiga chegar a Deus.

Mas Jesus é a Chave de Davi, que abriu o Reino Celestial por sua própria morte e ressureição. Para todos os que creem, os céus estão sempre abertos e ninguém pode fechar. Ele remove o pecado que impede nosso caminhar e fecha as portas do Inferno para sempre.

Hoje, através de seus ministros, Ele concede as chaves para abrir o reino celeste ao pecador arrependido e nos dá comida e bebida para viagem, a saber, seu próprio corpo e sangue. Isto nos sustentará até que cheguemos em casa, onde as portas sempre estiveram abertas para nós. 


Vem, Chave de Davi, oh, vem!
descerra o céu de todo bem
e ali, na porta que abrirás,
suprema glória nos darás.

Dai glória a Deus, ó Israel!
Virá em breve Emanuel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário