quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Relacionamentos abusivos


Quando Deus criou o homem e a mulher as orientações foram bem genéricas sobre como levar a vida: havia uma árvore da qual não deveriam comer, dar nome às coisas à sua volta... nada muito específico sobre como tratar com seu semelhante. O fato é que leis não surgem do nada, elas são a resposta à uma necessidade presente. É claro que ninguém se importaria há 2000 anos com leis sobre a distribuição da energia elétrica. Isto não era um problema naqueles tempos. Nem no éden houve a necessidade de grandes discursos sobre relacionamentos familiares e interpessoais. Não havia necessidade de leis para regular o relacionamento do homem para com Deus e com sua família antes do pecado. 
O pecado contaminou a humanidade, e com isso, nossa forma de amar se tornou impura, e aquilo que era natural, passou a precisar de leis. E então, a miséria humana levou ao mau uso da lei, tornando aceitável condutas contra as quais a lei foi feita. 
Neste sentido, a sabedoria divina se colocou a favor do homem e nos instrui, pela Palavra da verdade, no caminho de relacionamentos saudáveis. 
Infelizmente, o uso incorreto das orientações bíblicas tem, por vezes acobertado abusos “em nome de Deus”. 

O relacionamento Homem X Mulher 
A orientação bíblica às mulheres é “mulheres, sujeitem-se a seus maridos” 1 Pedro 3:1, o que geralmente costuma causar revolta em muitas mulheres pois isto significaria estar em uma posição de inferioridade e expostas à todo tipo de conduta abusiva, assim elas seriam empregadas de seus maridos, teriam que aguentar todo tipo de maus tratos, e afins. A resposta bíblica para isto é uma enérgica exortação ao marido: “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 1 Pedro 3:7. Assim, a orientação divina é tanto para as mulheres quanto aos maridos. Não há espaço para um relacionamento abusivo. A mulher devota sua vida para a honra de seu marido, e o marido para a honra de sua mulher. Isto é uma troca justa, é o viver altruístico, uma vida de entrega mútua. Infelizmente, ainda vemos o jugo da sociedade, especialmente dentro das igrejas muitas vezes culpando uma mulher por não ter sabido “manter o casamento”, quando é possível que esta tenha sido oprimida por qualquer coisa, menos o amor. 

O relacionamento Pais X Filhos 
Igualmente vejo com tristeza muitos dos filhos criados na igreja serem malvistos pelos adultos como filhos rebeldes, que entristecem seus pais, e o absurdo de dizerem algo como “não importa o que aconteça, você tem que obedecer. A bíblia manda!”. Por dentro me pesa o que alguns destes passam em casa. De fato, a orientação divina aos filhos é: “Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Colossenses 3:20, nisto, muitos já leem o verso enfatizando as palavras “em tudo”, como que expressando que não há limites ao poder dos pais, entretanto, a mesma palavra continua dizendo: Pais, deixai de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados. Colossenses 3:21, ou ainda: E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4. Não que todos os filhos sejam exemplos de conduta, mas a Palavra de Deus é justa. Será que por vezes não apontamos o dedo para o filho revoltado quando na verdade este tem sido vítima em sua própria casa de um relacionamento abusivo? Eu conheço pessoalmente um caso onde alguns da diaconia da igreja foram visitar uma família para conversar com o filho que estava se tornando extremamente grosseiro e desrespeitoso com os pais, mesmo dentro da igreja. Ao exortarem duramente o jovem, ele, em lágrimas começou a narrar o que realmente acontecia dentro de casa, para espanto dos presentes. Anos debaixo de um relacionamento autoritário, sendo publicamente desmoralizado, recebendo tarefas abusivas. 

Patrões X empregados 
Outro ambiente onde comumente se ouve de abusos é o trabalho, embora não devesse ser assim. A sabedoria divina orienta aos patrões: Vocês, senhores, fazei o mesmo para com eles. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas. Efésios 6:9. Como fruto do amor de Cristo, patrões são chamados a um tratamento humano e cordial aos seus funcionários, assim como também aos funcionários coloca: obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo. Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Efésios 6:5,6 

Resumindo:
Normalmente quando dizemos que uma pessoa foi abusada, pensamos apenas no sentido sexual. Não que os abusos não passem por este lado também, mas é preciso muito menos que isso para ferir uma pessoa. Pais podem estar abusando de seus filhos sem nunca violar sua integridade física. Maridos podem estar abusando de suas esposas e ainda serem defendidos por alguns dentro das igrejas, dizendo que ele tem esta “autoridade”. Pastores podem estar abusando de sua congregação, impondo usos e costumes como condições para a salvação, ou mesmo afastando da comunhão alguns de seus membros por não conseguirem viver de acordo com estes usos. De mesmo modo, crentes podem estar neste momento abusando de seus pastores ao ignorar o conselho da Palavra, tornando o trabalho de seu pastor demasiadamente difícil, roubando-lhe a alegria em servir. 

A lei: 
Relacionamentos abusivos estão em toda parte, e para toda situação, vemos a palavra de Deus nos exortando sempre a um ponto de equilíbrio. A viver o amor de se entregar, a considerar o próximo como superior a nós mesmos. Nunca, em momento algum Deus se põe a favor de que um lado seja desprezado. Nem mesmo Ele, que é Deus eternamente se relaciona assim conosco. Vivamos de acordo com este amor. 

O Evangelho: 
O fruto do pecado nos contaminou, não somos capazes de amar perfeitamente, Deus compreende a nossa falha e nos anima, mostrando-se sempre um pai amoroso e perdoador, ele aceita nosso amor imperfeito em Cristo, que nos ama perfeitamente. Quer sejamos vítimas ou causadores destes relacionamentos abusivos, Ele ainda nos convida e diz “Eu vos aliviarei”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário