segunda-feira, 5 de março de 2018

A Bíblia é realmente infalível?



A Bíblia é realmente infalível?



Esta é uma pergunta pertinente, afinal, não é difícil acharmos algumas incoerências. Muitas vezes as citações são equivocadas, como a passagem de Isaías 9 “Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Isaías 9:1,2 que ao ser repetida no evangelho segundo Mateus sofre uma alteração: "Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios; o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz". Mateus 4:15,16

Afinal o que exatamente foi que se ouviu quando Jesus foi batizado? Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". Mateus 3:17 ou seria: “Então veio dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado". Marcos 1:11?

Muitas vezes este erro não é com relação a uma citação, mas a ordem dos eventos acaba sendo alterada. Afinal, na tentação de Jesus no deserto, qual foi a ordem correta, a descrita em Mateus 4: comer o pão – jogar-se do templo – os reinos do mundo, ou seria a ordem descrita em Lucas 4: comer o pão – os reinos do mundo – jogar-se do templo? Alguém errou este relato!
Algumas vezes o relato bíblico usa de figuras de linguagem, como a hipérbole (o exagero). Afinal quem ia até João Batista? “Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;” Mateus 3:5. Seria mesmo todo mundo? Mais provável que tenha sido um exagero para mostrar que ele era procurado por muitas pessoas, e que algumas viajavam bastante para encontra-lo.

Então isto quer dizer que existem erros na Bíblia? Sim!
Isto significa que ela não é inerrante, como somos ensinados? Não!

Este é um grande problema da atualidade, muitos tem negado esta doutrina fundamental da inspiração divina das Escrituras, e consequentemente atacado a inerrância como artigo fundamental da fé cristã de todos os tempos, gerando divisões escandalosas com ensinos contrário aos de Cristo e dos Apóstolos. O grande problema destes é que não entendem a natureza das Escrituras. Como ela pode ter erros e ser inerrante ao mesmo tempo?

Alguns chegam a dizer que a Bíblia não é a Palavra de Deus, que esta é um livro humano, apenas contendo, em partes, a Palavra de Deus.

A Bíblia é um livro como nenhum outro! Ela carrega um elemento humano, que pode se confundir nas citações, errar quanto à ordem de alguns eventos, citar fatos científicos de modo equivocado, mas também é um livro divino, inerrante em relação aos propósitos e à Palavra de Deus.

Enquanto uma obra humana, vemos, por exemplo que ela não nos foi dada por modos sobrenaturais, sabemos que São Paulo é o autor de Romanos ( Rm 1:1), de igual modo sabemos que ele contou com um ajudante para escrever suas palavras, Tércio (Rm 16:22). De igual modo, o profeta Jeremias não recebeu os rolos escritos descendo do céu, mas o ditou ao seu escriba, Baruque (Jr 36:4). Daí vemos que a Bíblia é a Palavra de Deus, porém em linguagem humana.
O próprio testemunho no início do Evangelho segundo S. Lucas revela o esforço humano no ato de se registrar tudo: 

Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós, conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra. Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas. Lucas 1:1-4

Então, que prova temos que a Bíblia não é um livro puramente humano?
Poderia me contentar em citar inúmeras passagens que registram que Deus deu estas palavras em primeiro lugar ( 2 Pe 1:20, 21; Jr 36:1,2; 1 Co 1:1 ...) posso inclusive dizer que os autores eram a própria boca de Deus ao transmitir a mensagem (2 Co 13:3), mas aqui quero me atentar a algo realmente extraordinário, que a faz ser única: o maior testemunho de esta ser um livro Divino, é que ela carrega atributos em si mesma que encontramos somente no próprio ser de Deus.

Fé: temos o testemunho das Escrituras que a fé vem unicamente do próprio Deus, o homem não pode gerar fé salvadora em si mesmo. A Bíblia, palavra de Deus opera a fé como está escrito: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17

Santificação: somente Deus pode santificar o homem, e ele o faz diretamente pela sua Palavra revelada a nós: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Salmos 119:9

Eternidade: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão". Mateus 24:35

Incorruptibilidade: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23

Regenera o homem: “Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.” Tiago 1:18


Esta lista poderia se estender ainda mais. De fato, temos provas suficientes nas Escrituras da presença do elemento humano e do elemento divino, ao carregar e transmitir ao homem coisas que são encontradas apenas no próprio Deus. Não é bíblica qualquer tentativa de se alcançar a Deus sem a presença física do Evangelho. Eu creio na Bíblia, a Palavra de Deus, que opera a fé em Cristo Jesus, que admoesta e consola, e o caminho do céu nos conduz, já dizia o hino bem conhecido da juventude luterana.
É no elemento divino da Palavra que ela é infalível:
“Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.”Isaías 55:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário