terça-feira, 6 de março de 2018

Música - O Haupt voll Blut und Wunden (Óh, fronte ensanguentada)

O Haupt voll Blut und Wunden (Óh, fronte ensanguentada)


A todos os caros irmãos que insistem em dizer que "música do mundo" não presta pra ser cantada nas igrejas dedico esta postagem.

A melodia foi composta por Hans Hassler, para uma letra secular duma canção de amor, Mais tarde usada por Bach no coral da paixão, acabou por se tornar um dos hinos mais belos e reconhecidos comuns à tradição Romana, Luterana e Anglicana, usado nos hinários Batistas e Presbiterianos.

Este hino é um bom exemplo de melodia secular, mas, que perdeu todas as suas características de secular e tornou-se sacra através do uso intensivo com textos sacros, e na forma de prelúdios corais para órgão. O caráter desta melodia, como a conhecemos hoje é muito diferente, em sua natureza, da música popular de hoje em dia.

O “Coral da Paixão” ilustra as qualidades encontradas nos corais alemães do período da Reforma: melodias fortes, freqüente troca de harmonia, ritmo majestoso e dignificante, e espírito reverente.
Seguindo o preceito de Lutero que “o demônio não deve monopolizar as melhores melodias”.

Este é um hino profundamente devocional, que requer uma aplicação muito pessoal da morte redentora de Cristo, por relembrar seu sofrimento e morte cruel na cruz. Nele o cristão reconhece que foi o seu pecado que pôs Cristo na cruz, e foi por amor a ele que Cristo sofreu ali. Este reconhecimento traz conforto e uma confissão de gratidão e dedicação a Cristo seja seu refúgio, guia e luz, sabendo que assim viverá e dormira em paz.



Ó fronte ensangüentada

1. Ó fronte ensangüentada,
ferida pela dor,
de espinhos coroada,
marcada pelo horror!
Ó fronte, outrora ornada
de eterna glória e luz,
agora desprezada
adoro-te, Jesus!

2. Ó rosto glorioso
que sempre fez tremer
o mundo poderoso:
Fizeram-te sofrer!
O quanto estás mudado!
O teu sublime olhar,
cruelmente atormentado,
deixou já de brlhar.

3. O que tens suportado
foi minha própria dor;
eu mesmo sou culpado
de tua cruz Senhor.
Ó vê-me, aflito e pobre:
castigo mereci;
com tua graça encobre
o mal que cometi!

4. Senhor, teu sofrimento
conforta o coração.
Por teu cruel tormento
obtenho a salvação.
Ó dá que eu permaneça
contigo, fiel Senhor!
Morrendo, eu adormeça
em ti, meu Salvador!

5. No termo desta vida,
ó não me deixes só!
Concede-me guarida,
levanta-me do pó!
E se na dor pungente
meu coração tremer,
vem tu, Jesus clemente,
lembrar-me o teu sofrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário